O que está por vir – filmes – Alice Through the Looking Glass (Alice Através do Espelho)

Vamos falar de coisa boa?! Acabo de ler que daqui a 09 dias, mais precisamente dia 26 de maio será lançado o segundo filme da trilogia de Alice no País das Maravilhas nos cinemas brasileiros: “Alice através do Espelho”. Gente, pensem num trailer maravilhoso, que me gerou toda a ansiedade possível e imaginável:

Sou dessas que adora filmes que misturam fantasia e realidade, tendo como pano de fundo temas da psicologia e do comportamento humano ( se é que podemos classificar Alice assim…).

Alice, vivida novamente por Mia Wasikowska, retorna após uma longa viagem pelo mundo, e reencontra sua mãe. No casarão de uma grande festa, ela percebe a presença de um espelho mágico. A jovem atravessa o objeto e retorna ao País das Maravilhas, onde descobre que o Chapeleiro Maluco (nosso gatíssimo Johnny Depp) corre risco de morte após fazer uma descoberta sobre seu passado. Para salvar o amigo, Alice deve conversar com o Tempo (Sacha Baron Cohen) para voltar às vésperas de um evento traumático e mudar o destino do Chapeleiro. Nesta aventura, também descobre um trauma que separou as irmãs Rainha Branca (Anne Hathaway) e Rainha Vermelha (Helena Bonham Carter).

Um das novidades que este filme trás em relação ao anterior é que Tim Burton não estará mais como diretor, apenas como produtor, passando a tarefa para  James Bobin. Rolam boatos que a substituição na direção foi por conta da reclamação de que o primeiro filme teve uma narrativa confusa e com excesso de efeitos especiais em detrimento dos sentimentos e dos aspectos psicanalíticos da obra original. Assim, preferiu-se a substituição por um diretor, digamos que, mais convencional. Ainda com relação a equipe técnica temos o compositor Danny Elfman (50 Tons de Cinza, Big Eyes, O Lado Bom da Vida), a figurinista três vezes ganhadora do Oscar Colleen Atwood (Memórias de uma Gueixa, Chicago), e ganhadora do Oscar, do BAFTA e do Satellite, entre outros prêmios, por seu trabalho em Alice no País das Maravilhas.

poster alice

 

Sobre a obra original

Alice através do espelho foi publicada seis anos depois do primeiro livro. Esta história evidencia o Lewis Carroll matemático, uma vez que é construída dentro das regras do jogo de xadrez. As personagens agem exatamente como peças numa partida: capturam peões e cavalos, dão o xeque-mate. Neste mundo, dividido em quadrantes como um tabuleiro, delimitados por riachos e outros obstáculos, as personagens-peças brancas e vermelhas não esperavam encontrar a menina Alice, que, sem muito entender das particularidades deste universo, em onze capítulos realiza os onze movimentos até vencer a partida, ou seja, tornar-se rainha. Mas há muito mais nesta saga do que cumprir o objetivo final. Alice é confrontada com a ideia de que tudo tem dois lados e o inverso não é, necessariamente, o contrário do verso. Além das deliciosas brincadeiras de linguagem típicas de Carroll, o autor não poupou talento ao criar poemas-canções que permeiam a história, um desafio e tanto que o tradutor Alexandre Barbosa de Souza encarou com maestria, incluindo o mais famoso de todos, “Jabberwocky”, traduzido por ele como “Jaberuco”.

Na Amazon, o livro de capa comum de Alice Através do Espelho está saindo por apenas R$ 29,90. Quem tiver interesse em ver mais detalhes, basta clicar aqui. Para aqueles que gostariam de adquirir a versão comemorativa aos 150 anos da obra, a Amazon oferece a versão luxo das duas obras, por R$ 59,90. Quem tiver interesse em ver mais detalhes, basta clicar aqui.

 

Anúncios

3 comentários em “O que está por vir – filmes – Alice Through the Looking Glass (Alice Através do Espelho)

  1. Lewis Carroll é mesmo fantástico!
    Li apenas “Alice no País das Maravilhas”, e ainda não vi o filme…
    Mas ainda vou!

    Obrigado pelo impulso com seu post 🙂

    Se não for incômodo, gostaria de convidar você a baixar a antologia Microcontos Volume 2, grátis na Amazon até sexta:
    https://www.amazon.com.br/dp/B01FLB9A1C

    E eu ficaria honrado se você pudesse deixar uma avaliação.

    Abraço,
    Lucas Palhão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s