Resenha crítica – filmes – Won’t back down ( A luta por um ideal)

Em comemoração ao Dia das Mães que está chegando, nada melhor do que falarmos de um filme que demonstra a força que uma mãe é capaz de ter para defender seu filho. Este brilhante longa-metragem relata a luta de duas mães, uma professora e outra garçonete, que acreditam que todas as crianças merecem uma educação de qualidade e não apenas aquelas ditas como normais ou com ótimas condições socioeconômicas.

A trama é baseada em fatos reais, sobre duas mães de classes e formação intelectuais distintas, que possuem filhos disléxicos e se unem para transformar uma escola pública do subúrbio de Chicago.

Além disso, o longa mostra que a a burocracia e corrupção são entraves em qualquer lugar do mundo, quando se deseja mudar o que não está certo. Diante de um sistema educacional público falho, as duas resolvem montar um projeto do que seria uma escola pública digna e ideal que, além de oferecer educação à todas as crianças, independente de suas limitações psíquicas e físicas, despertasse o interesse dos alunos em estudar e  assim não largar o curso antes de sua conclusão.

Elas se deparam não apenas com as barreiras burocráticas impostas pelo Governo, como inúmeros requisitos para que o projeto fosse ao menos lido pelos Secretários de Educação, mas se deparam com a própria falta de interesse e de vontade dos próprios professores que, diante de anos sem investimentos na carreira, esqueceram o ideal de suas profissões e só estavam preocupados com seus benefícios e garantias salarias no final do mês. O filme mostra a luta não apenas contra o sistema estatal, mas contra os sindicatos dos professores, os pais que não querem assumir as deficiências de seus filhos e até mesmo a luta contra seus próprios medos e possíveis fracassos.

As duas protagonistas, vividas pelas maravilhosas Viola Davis e Maggie Gyllenhaal, ao mesmo tempo que são tão diferentes em termos sociais, são tão idênticas em seus ideais e objetivos. O filme é simplesmente maravilhoso… Ao assistir, nos questionamos muito em relação às nossas próprias posturas passivas diante de nossos Governos, de como poderíamos fazer mais pelo nosso país mas que, por comodismo, acabamos assumindo posturas pouco reacionárias e muito conformistas.

Belíssimo filme sobre a força que o amor possui, seja o amor pelos filhos, seja o amor por um ideal.

O filme teve sua estréia em 2012 nos Estados Unidos e pode ser assistido tanto no Netflix, quando online no Super Cine Online.

Anúncios

Um comentário em “Resenha crítica – filmes – Won’t back down ( A luta por um ideal)

  1. Gosto muito da atriz Viola Davis. Os filmes e série que assisti com ela são muito bons. Ela é o tipo de atriz que consegue dar vida às suas personagens de forma distinta, única e sem que uma lembre a outra. Não tinha ouvido falar nesse filme, mas certamente me interessei! Obrigada pela dica!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s