Resenha crítica – filmes – The Spectacular Now

Sabe aqueles dias em que você chega super cansada em casa e tudo o que mais quer é ver um filme delicínha, que faça você sonhar e se desligar do mundo? Pois é, para as que gostam de filmes de comédia-dramática este é com certeza uma excelente escolha. Vamos começar falando do elenco, pouco provável. O protagonista não é o mocinho bonzinho com cara de príncipe, nem o clássico bad-boy que se torna herói após se apaixonar. Na verdade, é um ator que nunca ninguém imaginou como protagonista de filme de romance: Milles Teller, bem conhecidinho dos filmes adolescentes mas sempre fazendo o amigo engraçadinho do bonitão. Pois então, Milles não é um príncipe mas não é de se jogar fora, tem o seu charme. É aquele cara normal, bonitinho, mas o seu diferencial está em seu bom humor natural. E da mesma forma é o seu personagem, Sutter: um cara por volta dos seus 17 anos, querido por todos, super engraçado, popular na escola por conta das festas que organiza, namora uma menina que super combina com ele e que tem como filosofia de viva viver o hoje, o agora ( por isso o nome do filme: O espetacular agora). Tudo ocorria maravilhosamente bem até o que dia em que ele resolve ajudar seu melhor amigo a arrumar alguém: ele arma um encontro para o amigo mas, ao ver, sua namorada acha que o encontro é para ele e, certa de uma possível traição, ela coloca fim aquele relacionamento “perfeito”.

spectacular-now-miles-teller-shailene-woodley

Como eles eram “perfeitos” um para o outro, Sutter acredita que apenas uma conversa iria resolver tudo e que sua querida namorada iria voltar para ele. Mas não foi bem assim que aconteceu… Chegando ao seu encontro, ele descobre que a namorada já está com outro, na verdade, um amigo seu mas que ao contrário dele, é um dos destaques da escola, tanto em notas quanto nos esportes. Diante da rejeição, ele se embebeda e acorda em um gramado ao lado de Aimee Finicky – nada menos que a fofa vivida por Shailene Woodley. E ali que a história começa ficar boa: nasce ali uma relação completamente improvável entre uma garota solitária, fã de ficção científica, e o homem que vive apenas o tempo presente.

Mas calma, essa não é mais uma história clichê em que o cara bacana transforma a menina sem graça num ícone de desejo. Pelo contrário, a menina solitária é uma linda garota, inteligente e que todos a conhecem, mas ela simplesmente não sai de casa. E ele abre esse mundo para ela: o mundo da juventude, das festas, das descobertas. Ela por outro lado, mostra para ele que a vida é mais que apenas o presente, o agora, a vida precisa ser pensada e planejada, e assim, as atitudes de hoje vão delimitar os caminhos de um novo amanhã.

O filme é lindo, simples assim. Ótimo elenco, sem clichês, com lindas paisagens naturais e descobertas gostosas, bem típicas da juventude.

The Spectacular Now foi selecionado nos festivais de SXSW e Sundance. Neste último, recebeu o prêmio especial do júri de melhor elenco em um filme dramático. Apesar do filme ser de 2013, ele foi adicionado semana passada no Netflix, e já está disponível no Now e no Telecine On Demand.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s