“Amores vão mas as amizades são pra sempre”… Será?

Sabe quando você levanta uma bandeira de comportamento e acha que, seguir sempre com ela é a coisa mais prudente e certa?! Pois é, eu sempre fui assim no quesito amizades e namorados. Sempre condenei aquelas pessoas que se afastavam dos amigos (principalmente os amigos do sexo oposto) quando começavam a namorar alguém. Achava um absurdo a pessoa mudar, sempre com o lema “amores vão mas as amizades são pra sempre”. Isso inclusive, já me prejudicou muito. Lembro-me de alguns relacionamentos que foram ladeira abaixo por conta da não aceitação dos meus amigos homens por parte do outro, que sempre foram em números mais expressivos que os das mulheres. Toda mulher que tem grandes amigos homens sabe como eles são eufóricos e protetores. Se eles te encontram numa festa eles vêm, te abraçam, te rodam, fazem brincadeiras. Por vezes até ignoram o cara que está com você (o que não é legal…) e que cabe a você dar limites a euforia e fazer as devidas apresentações. E por essa tamanha receptividade, é óbvio que faz por vezes parecer para os outros que ali existe algo além da amizade. O que, pelo menos no meu caso, nunca foi verdade.

Pois bem, eu sempre fui querida com meus amigos e independente de estar ou não acompanhada, sempre os tratei da mesma forma, mas até então, sempre era eu a pessoa acompanhada e não eles.

Notei essa diferença claramente neste carnaval. Encontrei determinado amigo que apesar de não nos vermos sempre, mas quando isso acontecia, era conversa por mais de horas. Neste carnaval, pela primeira vez, o encontrei com uma nova namorada. E pasmem, aquela alegria e festa de me encontrar, virou uma atitude de quem cumprimenta de longe um conhecido do trabalho. Sabe quando você se sente uma otária?! Comecei a lembrar de todas as brigas que tive, em vários relacionamentos, por conta da forma que ele me cumprimentava, e de como sempre defendi que não se deve mudar por conta de um namoro, e eis que a vida me deu um tapa de luva. Notei também, que não apenas ele, mas como 99% dos homens muda quando está se relacionando. Eles agem como se as amigas fossem pessoas com doenças transmissíveis, que precisam ser isoladas do convívio com suas novas namoradas e assim faz a gente questionar se, por trás de toda aquela amizade realmente não existia um interesse a mais por parte deles.

Hoje, mudei totalmente a minha postura. Passei a agir de forma menos eufórica e mais racional também. Quando vejo um amigo como esse que descrevi acima, em primeiro lugar mostro para meu namorado quem é, e conto uma breve história de onde nos conhecemos, incluindo as amigas conhecidas que o tal amigo já ficou. Fico na minha e espero ele notar a minha presença e se ele quiser, vir até mim e falar comigo. Não vou mais atrás, não faço mais aquela festa de antes e quando vou falar, faço toda a questão de me posicionar ao lado da namorada dele para não ter margem para nenhuma conversa que a possa isolar, ou ao meu namorado. Hoje percebo que, temos que valorizar e demonstrar respeito e lealdade quem está ao nosso lado e não aqueles que esporadicamente vemos e chamamos de “amigos”. Temos que ter em mente também o marco que muda a categoria de “amigo” para “conhecido” e ver que quem de fato merece a nossa consideração são aqueles amigos de verdade, e não aqueles conhecidos que usam o fato de nos conhecer como forma de status ou de vantagem social.

Anúncios

8 comentários em ““Amores vão mas as amizades são pra sempre”… Será?

  1. Nossa adorei seu texto, eu também pensava como você e mudei minha forma de pensar a pouco tempo, mas já tive que cair muito para chegar nessa conclusão..Como dizem vivendo e aprendendo..Gostaria de convidar você para cadastrar seu blog em feedhi, plataforma nova e gratuita no Brasil, vale a pena é muito interessante para nós que temos blogs..Aqui deixo o link onde explico sobre o funcionamento do site..http://petitluxo.com/2016/03/01/feedhi-no-brasil/
    bjuss

  2. Entendo perfeitamente! tenho passado por isso, sempre fiz questão de por a amizade em primeiro lugar mas vejo que muitas pessoas não são reciprocas, e isso de “eu vou ser/fazer diferente” só me fez “cair do cavalo” pois muitas pessoas não valorizam, outra frase bem clichê é “é melhor ter poucos amigos, do que muitos colegas” to começando achar meio furada, ou a gente não teve sorte hahaha brincadeira eu sei que tem o outro lado da moeda, enfim adorei o texto, beijos

  3. Gostei do seu texto. Acho que esse título de que amores vão mas amizades são para sempre, algo assim rs, acho que isso é mentira. Amores podem ir e amizades também, como pode ser ao contrário. Tive um amigo ou mais amigos que sumiram da minha vida quando começaram a namorar, acho isso muito ridículo. Tipo, se eu fosse uma pessoa que fizesse de tudo para ficar com ele, aquela pessoa tarada e tals aí sim eu acho que o certo é ele se afastar de mim, mas se eu só o considerar mesmo como amiga, acho muito errado ele se afastar. Namoro só dá certo com confiança, então se ele se afastou de mim deve ter sido por causa da namorada e então ela não confia nele, o amor deles não é tão real já que eu não sou de me jogar pra cima dele. E do outro também, enfim eu nunca namorei mas sempre coloquei em minha cabeça que se eu namorar, irei continuar sendo amiga dos meus amigos e amigas, irei sair com eles, irei sair só com meu namorado, irei saber dividir as coisas sabe? Mas se ter algum amigo tarado, irei me afastar aos poucos e será a mesma coisa com o meu namorado, se ele ter amigas vou respeitar se elas forem mesmo só amigas. E vou valorizar os meus amigos verdadeiros, se os outros se afastaram por causa de namoro é porque a nossa amizade só foi verdadeira na minha parte 🙂 e graças a Deus pelo que eu me lembre nenhuma amiga se afastou de mim por causa de namorado, só uma que falou comigo como se eu estivesse dando em cima de um garoto que ela dizia que não gostava mas parece que gostava, ela ficava estranha comigo quando ele estava em alguma conversa, as vezes ela ficava estranha, então eu acabei a amizade pois não quero uma amiga que não confie em mim e que é bipolar. Mas enfim depende da amizade e tals. Ótimo texto, sucesso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s